12 Razões Porquê os Rolamentos Falham
- Fabrizio Rocha Lima
- 28 de abr. de 2020
- 4 min de leitura
No mundo todas as coisas um dia ou outro irão chegar ao fim da sua vida, inclusive os seres humanos. Não importa o que você faça, sempre há uma chance de falhas acontecerem. O mesmo vale para os rolamentos, mas isso não significa que você não pode evitar muitos dos problemas que resultam em tempo de indisponibilidade.
Nesse artigo apresentaremos os principais fatores que podem levar rolamentos à falha, além de como você pode impedir que os problemas aconteçam. Ao aprender mais sobre esses problemas e saber como resolvê-los, você obterá o máximo proveito da vida útil dos seus rolamentos e tornar sua aplicação ainda mais confiável.

1. Falha na Lubrificação
De acordo com um estudo recente, até 80% das falhas nos rolamentos são causadas por falha na lubrificação. Isso inclui lubrificação insuficiente ou excessiva, uso de lubrificantes inadequados ou temperaturas excessivas que degradam o lubrificante.
Como corrigir?
Use o tipo e a quantidade correta de lubrificante, evite a perda de graxa e siga os intervalos de relubrificação conforme definidos em seu plano de lubrificação.
2. Contaminação
A contaminação é causada por substâncias estranhas que entram nos lubrificantes dos rolamentos ou nas soluções de limpeza. Isso inclui sujeira, areia abrasiva, poeira, fagulhas de aço, materiais do processo das áreas de trabalho e mãos ou ferramentas sujas na montagem.
Como corrigir?
Filtre o lubrificante, mantenha limpa as áreas de trabalho, ferramentas, acessórios e mãos para reduzir o risco de contaminação e verifique as condições do filtro de ar.
3. Montagem Inadequada
Na maioria dos casos de montagem, os rolamentos devem ser montados com um encaixe de pressão no anel rotativo. Várias condições podem causar amassamento, desgaste, trincas nos anéis, altas temperaturas de operação, fadiga e falha prematura dos rolamentos. Isso inclui a montagem de rolamentos nos eixos, aplicando pressão ou golpes na pista externa, montagem de rolamentos em uma carcaça pressionando o anel interno, folgas excessivas no eixo e carcaça, e acabamento ruim no assento do rolamento.
Como corrigir?
Siga as instruções de montagem adequadas e forneça treinamento para garantir que todos aprendam realizar uma montagem correta e adequada.
4. Desalinhamento
Eixos empenados, retentores, espaçadores, porcas de aperto inadequados, acoplamentos e polias desalinhados e instalação incorreta devido à folgas podem causar desalinhamento, o que pode resultar em superaquecimento e falha do anel separador (gaiola).
Como corrigir?
Inspecione os eixos e as carcaças quanto à folgas e desgastes dos assentos dos rolamentos, use retentores, espaçadores e porcas de aperto com grau de precisão e realize o alinhamento dos eixos a laser para acoplamento e polias.
5. Brinelagem Falsa
O rápido movimento das esferas em uma pista enquanto o equipamento está ocioso desgasta a lubrificação. Além disso, a falta de rotação no rolamento não permite que o lubrificante novo retorne ao local. Ambas as condições resultam em um falso brinelamento.
Como corrigir?
Elimine ou absorva a vibração externa que pode causar o movimento das esferas. Além disso, certifique-se de usar lubrificantes que contêm aditivos anti-desgaste.
6. Corrosão
Umidade, ácido, graxa de baixa qualidade, embalagens ruins e condensação devido a reversões excessivas de temperatura podem causar corrosão abrasiva nas superfícies finamente acabadas dos rolamentos de esferas e de rolos.
Como corrigir?
Desvie os fluidos corrosivos das áreas de apoio. Selecione rolamentos vedados integralmente e considere vedações externas para ambientes particularmente hostis. O uso do material de rolamento adequado, como aço inoxidável, pode ajudar se você não puder evitar um ambiente corrosivo.
7. Danos Elétricos
A passagem constante de corrente alternada ou contínua, mesmo com correntes baixas, pode causar danos elétricos. Marcas acastanhadas podem ser observadas paralelamente ao eixo em uma grande parte da pista ou cobrindo toda a circunferência da pista.
Como corrigir?
Evite que correntes elétricas fluam através do rolamento aterrando o conjunto, usando rolamentos isolados e em atividades de Balanceamento em Campo que exigem solda o aterramento deve ser realizado diretamente no rotor.
8. Fadiga
A fadiga (lascas) é geralmente o resultado de sobrecarga, uma pré-carga excessiva, encaixe perfeito do anel interno e o uso do rolamento além da sua vida útil calculada. A fragmentação é progressiva e se espalhará com a operação contínua. É sempre acompanhado por um aumento notável de vibração e ruído.
Como corrigir?
Substitua o rolamento e ou considere uma reformulação que use um rolamento com maior vida útil calculada, folgas internas e recomendações de ajuste adequadas de eixo e alojamento.
9. Superaquecimento
O superaquecimento é geralmente o resultado de temperaturas operacionais excessivas e lubrificação inadequada. Altas temperaturas podem causar o escoamento da graxa (separar o óleo do sabão), o que reduz a eficiência do lubrificante.
Como corrigir?
Controles térmicos através de Análise Termográfica e resfriamento suplementar estão entre as melhores opções para reduzir o superaquecimento.
10. Cargas Excessivas
Colocar muita carga em um rolamento é outra causa comum de falha. Você pode ver trajetórias de desgaste dos elementos rolantes, evidências de superaquecimento e áreas de fadiga generalizadas.
Como corrigir?
Reduza a carga ou considere um reprojeto usando um rolamento com maior capacidade.
11. Armazenamento e Manuseio Inadequados
O armazenamento inadequado expõe os rolamentos à umidade e poeira. Armazenar rolamentos em temperaturas excessivamente altas também pode prejudicar a vida útil de uma graxa, portanto verifique sempre com o fabricante da graxa as especificações de armazenamento. O manuseio de rolamentos abrindo caixas e rasgando invólucros prematuramente pode deixar sujeira e expor os rolamentos a elementos corrosivos.
Como corrigir?
Armazene os rolamentos em uma área seca à temperatura ambiente. Sempre cubra os rolamentos para mantê-los limpos durante o armazenamento e leve-os ao local da instalação antes de abrir a caixa.
12. Ajuste
Um ajuste "apertado" pode ser causado por carga excessiva do elemento rolante quando os ajustes de interferência excederem a folga radial nas temperaturas de operação. Um ajuste apertado provoca um caminho de desgaste pesado dos elementos rolantes na parte inferior da pista, superaquecimento ou uma rachadura axial no anel interno. Para um ajuste solto, observe s geração de partículas finas de metal, que deixa uma cor marrom distinta. O desgaste nas superfícies de encaixe pode causar problemas de ruído.
Como corrigir?
Verifique se uma folga adequada foi selecionada para evitar problemas de ajuste. Consulte o guia de instalação do fabricante.
Manutenção Preditiva
Ao tomar conhecimento dos diferentes problemas que podem causar uma falha no rolamento e dos sinais a serem observados, você já deu um grande passo em direção à redução de falhas em seus equipamentos.
Obviamente, você não precisa esperar pelos sintomas de uma falha de rolamento para agir. Ferramentas Preditivas como Análise de Vibrações, Análise de Óleo e Análise Termográfica realizadas sistêmicamente irão manter o seu desempenho máximo durante o maior tempo possível, economizando tempo e dinheiro.
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