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  • Foto do escritorFabrizio Rocha Lima

Existe Algum Benefício na Análise de Óleo?

A prática da análise de óleo começou há mais de um século em motores de locomotivas. Agora é um dos componentes mais importantes da manutenção baseada na condição, uma prática de avaliar a condição de uma máquina através da coleta periódica de dados sobre os principais indicadores de integridade da máquina para determinar os cronogramas de manutenção. Bilhões de reais são gastos todos os anos na substituição de componentes de máquinas que se desgastaram devido ao desempenho insuficiente do lubrificante. Saber como interpretar as alterações nas propriedades do lubrificante pode aumentar o tempo de atividade e a vida útil dos ativos da sua planta. A existência ou quantidade excessiva de partículas de desgaste, erosão e contaminação fornecem informações sobre os problemas que afetam o desempenho e a confiabilidade operacional.

A análise dos lubrificantes e outros fluidos importantes fornecem informações antecipadas de alertas indicativos de falha da máquina. Ao analisar e criar tendências de dados, é possível programar a manutenção antes que ocorra uma falha crítica. Os benficios são maior disponibilidade e produtividade do equipamento, menores custos de manutenção, menor custo total de propriedade, menos interrupções, maior desempenho do equipamento e uma operação mais ecológica. 


O que é Análise de Óleo?

O óleo lubrificante é o sangue vital das máquinas umedecidas com óleo. 

A análise do óleo pode fornecer informações sobre as condições de desgaste da máquina, contaminação do lubrificante e também sobre a degradação do lubrificante. Engenheiros de confiabilidade e profissionais de manutenção podem tomar decisões de manutenção com base em diagnósticos de resultados de análises de óleo. 

Desgaste da Máquina A análise de desgaste da máquina é essencialmente a análise de partículas no óleo. O desgaste da máquina pode ser classificado em desgaste adesivo (deslizante), desgaste abrasivo (corte), desgaste por fadiga e desgaste corrosivo. Um conjunto completo de análises de partículas de desgaste inclui medidas de contagem e distribuição de partículas, formato e morfologia das partículas, desgaste de elementos de metal e liga e a presença de grandes partículas ferrosas. Embora todas as técnicas de análise de partículas de desgaste possam ser aplicadas a diferentes tipos de ativos, questões específicas são diferentes para máquinas rotativas industriais e para motores rotativos. Motores recíprocos tendem a gerar partículas finas de desgaste, e os óleos do motor podem ficar escuros devido à fuligem (partículas de carbono de tamanho nanométrico como subproduto da combustão). Máquinas rotativas de movimento mais lento, como caixas de engrenagens, tendem a gerar partículas de desgaste maiores. Como a maioria deles é feita de aço, a análise de grandes partículas ferrosas é bastante comum e fácil de realizar em óleos provenientes desses ativos.

Contaminação do Lubrificante

Os contaminantes do óleo podem estar na forma sólida ou líquida. Contaminantes sólidos, como areia e sujeira, são comumente monitorados por técnicas de contagem e dimensionamento de partículas. O contaminante líquido para máquinas rotativas industriais é principalmente água. Para motores a diesel ou a gás, entretanto, pode ser água, líquido refrigerante ou combustível. Um contaminante de fluido bastante comum em todos os tipos de ativos é o uso acidental ou proposital de um lubrificante incorreto ao completar o óleo velho. Todos os contaminantes podem reduzir significativamente a vida útil do óleo e aumentar o desgaste da máquina. Eles precisam ser evitados proativamente com vedações e sistemas de filtragem adequados e precisam ser monitorados regularmente. 


Degradação do Lubrificante

O monitoramento da degradação do lubrificante ajuda a decidir se o óleo não está mais adequado para uso e se precisa ser trocado. Uma propriedade importante do óleo é a viscosidade. A viscosidade é normalmente medida a 40°C para máquinas rotativas e a 100°C para motores. Para óleo em máquinas rotativas, a oxidação e a acidez do óleo (Número de Ácido Total ou TAN) são monitoradas para determinar se o óleo ainda está adequado para uso e para evitar corrosão. Para óleos de motor são monitorados oxidação, nitração, sulfatação e reserva total de aditivos alcalinos no óleo (Total Base Number ou TBN). Para óleos de motor a gás natural, o TAN é monitorado juntamente com outros parâmetros do óleo do motor.


Benefícios da Análise de Óleo

Os principais benefícios da análise de óleo em serviço são a economia de custos de manutenção e o aumento de produtividade devido ao aumento do tempo de atividade das máquinas em funcionamento. As máquinas funcionam por mais tempo se forem usados ​​os óleos corretos e se os óleos estiverem secos, limpos e adequados para uso. 


A mistura de óleo é um dos problemas de lubrificação mais comuns que contribuem para a falha da máquina. Colocar o óleo lubrificante certo em uma máquina é uma tarefa simples que pode melhorar a confiabilidade da máquina. A verificação da viscosidade, marca e grau do óleo recebido e a verificação da contaminação de fluidos estranhos ajudam a reduzir as chances de mistura de óleo e a manter as máquinas funcionando com eficiência ideal.


Para manter o óleo seco, limpo e livre de contaminantes, as vedações e os sistemas de filtragem precisam funcionar corretamente e os óleos devem ser verificados regularmente. Areia e sujeira no óleo causam a geração de desgaste abrasivo. A umidade no óleo causa corrosão. O combustível ou líquido refrigerante no óleo do motor altera a viscosidade e causa desgaste adesivo. É necessário manter o óleo lubrificante sempre limpo e seco.

A economia de custos de um programa de análise de óleo bem executado vem da redução da perda de produção devido ao tempo de inatividade não planejado devido a falhas catastróficas, bem como da diminuição dos custos de reparo e da eliminação de trocas de óleo desnecessárias. Em uma usina de cana de açucar ou fábrica de papel, a economia de custos vem principalmente da redução do tempo de inatividade da máquina e dos reparos. Em uma área de mineração com centenas de caminhões de transporte, a economia de custos vem principalmente da eliminação de possíveis falhas no motor. Para uma frota de transporte municipal, no entanto, a economia de custos com a análise de óleo se deve à redução de material, mão de obra e reciclagem, ampliando os intervalos de troca de óleo.






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